Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós
Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro.
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. Ele busca avaliar o aproveitamento dos alunos e a capacidade deles praticarem o que lhes foi ensinado.
Claro que essa não é uma tarefa fácil, seja para os avaliadores ou para os professores que utilizam os dados coletados para se aprimorarem. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto.
O que é PISA?
Com sua primeira edição em 2000, o PISA é um programa independente que estuda o desempenho de jovens de 15 anos residentes em diversos países. Vinculando o histórico de cada aluno aos seus resultados, a pesquisa avalia o aproveitamento dos jovens em matemática, leitura e ciências. Desde sua penúltima edição, em 2015, o programa passou a incluir também a solução colaborativa de problemas e letramento financeiro.
Levando em conta os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos mesmo fora das escolas, é possível uma visão concisa de como aprimorar o ensino. O objetivo principal é a promoção de melhores políticas para o bem-estar econômico de seus participantes.
Na última edição 70 países participaram, e a aferição entre seus resultados permite comparar suas políticas e práticas de ensino.
Ele é aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um órgão independente formado por 37 países, sendo a maioria deles desenvolvido.
Quais dados o PISA recolhe durante suas avaliações?
Como dito anteriormente, a pesquisa busca vincular os resultados obtidos nos testes ao contexto em que aquele aluno está inserido. Esse cenário é avaliado através de um questionário específico para estudantes, professores e diretores das instituições de ensino participantes.
Isso permite a OCDE obter dados precisos para traçar comparativos que levam em conta os fatores sócio-econômicos entre instituições e países. Ainda assim, o resultado divulgado ao público não é sobre um indivíduo ou escola, mas o país como um todo.
Essa divulgação geralmente ocorre no segundo semestre do ano seguinte ao da avaliação, mas a posição de um país no ranking não é realmente relevante.
A importância de participar do PISA
Em um país como o Brasil, naturalmente a classificação será muito baixa, mesmo com a participação de instituições prestigiadas e renomadas. A universalização do ensino brasileiro só aconteceu em 1980 e o país tem um histórico de parcos investimentos nessa área.
A pesquisa é de suma importância para as instituições de ensino de maior prestígio avaliarem maneiras equiparar seu ensino ao de países como o Canadá.
Escolas globais como a Maple Bear Joinville, que aplicam a metodologia canadense de ensino bilíngue de verdade, por vezes encontram desafios pelas diferenças culturais e sociais entre os dois países. Com os dados divulgados pelo PISA é possível transpor essas barreiras de forma acertada e precisa, alcançando assim resultados imediatos e a excelência que os pais dos alunos procuram.
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