Metodologia de ensino diferenciado e bilinguismo são duas das questões mais discutidas entre os pais atualmente quando o assunto é a escolha da escola ideal para seu filho.
Com a chegada da Maple Bear em cidades onde anteriormente não havia a oferta desse tipo de ensino, foi detectado um movimento de adaptação das outras escolas, visando equiparar a qualidade do ensino e o bilinguismo. Esse movimento ficou conhecido como “O Efeito Maple Bear”.
No entanto, transformar uma estrutura de ensino tradicional em uma metodologia que aplica o ensino bilíngue de verdade não é simples e tampouco rápido de se fazer, afinal de contas, implementar aulas de inglês em um currículo de ensino não torna uma escola bilíngue.
Hoje, iremos falar um pouco sobre esse movimento que ficou conhecido como “o efeito Maple Bear” e como isso afeta positivamente a sociedade local.
Diversas escolas de declaram bilíngues sem que possuam metodologia e hábitos bilíngues, como por exemplo, ministrar aulas de outras matérias como história ou matemática, em inglês. Dessa forma, acabam aumentando o número de aulas de inglês em sua grade, não se atentando a integração da língua com as outras matérias.
Além do bilinguismo, a metodologia canadense também tem seu efeito. Mais efetivo que transmitir um conhecimento é desenvolver o prazer e a busca incessante pelo conhecimento. Alguém que tem apetite insaciável pelo saber, aprende onde buscar e como absorver o conhecimento que mais lhe interessa. Esta abordagem também vem inspirando novas mudanças por aí.
Visando um alto padrão de ensino, a rede Maple Bear utiliza como alicerce, a conceituada e mundialmente reconhecida, metodologia Canadense, a qual pertence ao grupo das metodologias ativas, um modelo de ensino em vários países de primeiro mundo.
Criando um contexto em que o aluno é protagonista do próprio aprendizado, são vistas como a nova forma de ensinar, trabalhando diversos aspectos do desenvolvimento em conjunto.
Na Maple Bear, a metodologia canadense de ensino que ocupa as primeiras posições de ranking mundiais de ensino, como o PISA (Programme for International Student Assessment), são nativas e originais.
Alguns exemplos de metodologias ativas existentes na Maple Bear são hands on, imersão e socioemocional (também conhecida pela sigla em inglês SEL, de Social Emotional Learning) as quais aprofundaremos em artigos futuros.
Com as diversas ofertas de ensino bilíngue, devemos ter a preocupação em escolher aquela que realmente trabalhe o bilinguismo com excelência.
Em diversas escolas, aulas de inglês muitas vezes não se interligam com as outras matérias e possuem carga horária definida e isolada, sendo assim, não são trabalhadas em contexto com o aluno.
Esse método não trabalha a experimentação, fazendo com que após a aula, o aluno volte ao “mundo normal” e não absorva o aprendizado corretamente.
Já uma metodologia com imersão do aluno, envolve todas as matérias na imersão da língua inglesa, criando a verdadeira e completa experiência de um local em que outro idioma é utilizado em todos os momentos, desde sua chegada na escola. Dessa forma, o aluno aprende a resolver problemas e situações em outra língua, navegando entre elas naturalmente.
Com objetivo de se adaptar ao novo mercado e qualificar seu ensino, muitas escolas importam metodologias de primeiro mundo, com profissionais e professores estrangeiros, buscando assegurar o título de bilíngue. Porém, essa é uma mudança profunda, complexa e leva tempo para ser implementada no modelo de ensino tradicional, pois consiste em alterar toda a proposta pedagógica, capacitar os profissionais e adaptar a estrutura e espaços físicos da escola.
Fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento, a metodologia utilizada pela Maple Bear é resultado da observação e estudos das melhores práticas aplicadas em escolas no Canadá trabalhando a educação holística, possibilitando ao aluno um ensino completo, utilizando o intelectual em conjunto com o emocional, desenvolvendo assim, o verdadeiro bilinguismo, ou seja, além de sua fluência, o aluno é capaz de pensar, superar obstáculos e resolver problemas em outro idioma.
Com um mundo cada vez mais competitivo, o desenvolvimento do ensino e do bilinguismo é um fator muito importante que deve ser trabalhado em nossa sociedade, para geração de futuros cidadãos globais e preparados para viver em sociedade e harmonia. Sendo assim, toda forma de aprimorar a educação é bem vinda, por isso, esse movimento de busca por melhorias no ensino é muito positivo para a sociedade!
Gostou da nossa proposta? Agende uma visita e conheça a aplicação desses conceitos na prática e junte-se à família Maple Bear!
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo