As estruturas de aprendizagem são determinantes para o bom rendimento dos alunos
É natural que pensemos na metodologia de ensino, currículo dos professores e até mesmo na localização quando pensamos na escola onde serão matriculados nossos filhos, entretanto tão importante quanto todos esses fatores é avaliar também o ambiente físico da instituição.
O espaço que seu filho frequentará tem grande influência sobre o desempenho dos alunos, por isso precisa ser acolhedor ao mesmo tempo que promove condições de desenvolvimento e aprendizado. Mas você sabe como avaliar as instalações da escola que está visitando? Continue conosco e confira nossas dicas.
Ambiente e metodologia precisam se integrar
Assim como em uma máquina informatizada o desempenho do software é determinado por seu hardware, uma boa metodologia de ensino, trazida até os alunos por professores capacitados, só atinge seu objetivo em um ambiente prático, organizado e adequado para a finalidade a qual é destinado.
Então, muito mais do que avaliar a metragem da instituição que está visitando, aqui estão alguns critérios para não errar na escolha:
Luminosidade: qualquer um que tenha passado recentemente por obras de modernização em sua residência ou empresa sabe que a preocupação com o nível adequado de luminosidade vai muito além do conforto. Seja em excesso ou falta, ela está diretamente ligada a disposição do cérebro, sobretudo nas salas de aula onde grande parte dos estímulos é visual.
Ambientes versáteis: é inadmissível que o ambiente limite o professor e as atividades que este pretende aplicar para ensinar seus alunos. Os ambientes precisam ser facilmente alterados de acordo com a proposta da aula;
Mobiliário: ele é uma ferramenta indispensável para que o ambiente tenha a versatilidade citada anteriormente, mas também é muito importante avaliar se ele é ergonômico e adequado a idade de seu pequeno, para não causar futuros problemas de saúde;
Ambientes de lazer: as crianças estão em uma época em que precisam brincar para desenvolverem suas habilidades sociais e emocionais de forma equilibrada e saudável. As áreas destinadas ao lazer devem estimular o convívio entre os alunos e fazê-los se sentirem integrados e acolhidos.
Cores: é um consenso que as cores têm uma influência que vai além da estética, elas influenciam as pessoas nos aspectos físico, cognitivo, psíquico e enriquecem a arquitetura. Assim, é necessário que as cores propiciem a sensação de acolhimento, através de uma utilização harmônica e estratégica.
A metodologia de ensino deve abranger todos esses critérios
A metodologia Maple Bear é comprometida em construir uma base sólida para que seus alunos se desenvolvam em todos os aspectos, por isso esses critérios são seguidos à risca. Seus professores fazem parte de um contínuo programa de capacitação inteiramente voltado ao método canadense de ensino bilíngue.
Os ambientes são pensados cuidadosamente para garantirem que os professores tenham todas as ferramentas necessárias para transformarem o aprendizado em algo mais fluído, estimulante e, por isso, eficaz, promovendo assim o desenvolvimento intelectual, criativo, emocional, social e físico das crianças.
Para saber mais sobre nossa estrutura, agende uma visita e conheça um pedacinho do Canadá em Joinville!
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo