O método passivo de ensino é a metodologia educacional mais utilizada no Brasil, sendo predominante nas escolas públicas tanto do estado quanto nas municipais.
Há um bom tempo esse tipo de método não vem sendo mais considerado por profissionais da educação como o mais viável, devido sua prática que define o aluno apenas como uma parte do coletivo da sala de aula.
As metodologia ativas vêm ganhando força atualmente em instituições que prezam o aluno individualmente, trabalhando os aspectos específicos de cada um. Sua abordagem é trabalhar a autonomia de cada indivíduo.
Suas técnicas abordam trabalhar a autonomia de cada aluno, criando atividades na sala de aula para que o aluno possa solucionar desafios num ambiente interativo, facilitando a absorção do conteúdo..
Continue com a gente se considera essa mudança na educação de seu filho.
Tradicionalismo: por que é desvantajoso?
A estrutura passiva tradicional possui padrões com objetivo de definir o professor como centro e único detentor de conhecimento. O foco desse ensino está no excesso de conteúdo agrupado em diferentes matérias que estão longe da realidade do aluno e são ditas pelo professor para todos ao mesmo tempo. Os alunos precisam decorar o conteúdo que será aplicado nas provas para poderem prosseguir cada etapa de formação, e suas notas serão utilizadas como meio de controle avaliativo. Além disso, podemos definir doenças emocionais e estresse como parte do cotidiano dos jovens atualmente, estando parcialmente ligados a cobrança da escola, da família e da sociedade esperando notas e números altos.
Os principais pontos de uma metodologia ativa
As instituições que integram as metodologias ativas trazem para os alunos atividades que estimulam autonomia e que são mais comunicativas e expressivas. Suas avaliações são personalizadas para as diversas possibilidades e fluxos de aprendizagem do aluno. Apesar da instituição manter um contato mais próximo com os familiares, os alunos se encontram em um ambiente que possibilita a liberdade para aprender e descobrir.
É possível encontrar esse tipo de ensino diferenciado em escolas que trabalham as metodologias ativas, como por exemplo a Maple Bear Canadian School, com sua metodologia e base canadense.
Definir um futuro mais amplo: escolas bilíngues
Nas escolas tradicionais a abordagem de uma língua estrangeira acaba sendo pouco eficaz por ser fora do contexto dos alunos.
A metodologia de uma escola bilíngue propõe definir uma base firme para cada parte do progresso do aluno, sendo seu intelecto, a criatividade, emocional, o físico e o social levados em conta.
Há também uma integração entre as matérias, para que o aluno aprenda de forma mais dinâmica e condizente com seu cotidiano. A criatividade e a autoexpressão são incentivadas dentro de um ambiente organizado e seguro que estimulam os alunos a buscar o conhecimento. A idade do aluno é levada em conta e é usada como referência para seu desenvolvimento e aprimoramento de habilidades.
Optar por uma instituição que trabalhe com métodos que buscam despertar o interesse do seu filho pelo aprendizado é determinante para quem busca ampliar os conhecimentos de seu filho.
Quer ver na prática como a Maple Bear pode mudar a maneira com que seu filho aprende, estimulando o seu desenvolvimento? Agende uma visita e venha nos conhecer!
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo