O bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo
Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida.
De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o da língua materna, causa mudanças significativas na maneira como o cérebro adquire conhecimento.
Essas mudanças são permanentes e acompanharão a pessoa por toda sua vida. Afetarão não apenas a maneira como ela se relaciona com o mundo, mas as oportunidades às quais ela terá acesso. Continue conosco e entenda mais sobre o assunto.
Estima-se que apenas 5% da população fale inglês
Segundo uma pesquisa realizada pelo British Council, apenas 5% da população fala inglês, e destes apenas 1% tem fluência efetiva. Os baixos índices são percebidos com mais facilidade pelo mercado de trabalho que tem dificuldade em encontrar profissionais realmente fluentes.
Esses índices denotam que estamos muito longe de sermos um país bilíngue. Mostram também que investir em uma educação em duas línguas para dar boas oportunidades de trabalho para seu filho daqui alguns anos terá retorno.
Não há previsão de que o mercado de trabalho conseguirá suprir essa carência de profissionais fluentes em inglês nas próximas décadas.
O desenvolvimento do lobo frontal determina a forma como nos expressamos
O lobo frontal é responsável, a grosso modo, por nossa capacidade motora e por nossa percepção da linguagem. Como sentimos e percebemos o mundo, como julgamos as coisas que nos cercam, nossa criatividade e nossa afetividade são algumas das linguagens processadas por essa parte do cérebro.
Seu desenvolvimento é iniciado na primeira infância e depende de estímulos muitas vezes obtidos na solução de problemas complexos para a criança, como descobrir como dar uma cambalhota. Durante a adolescência os parâmetros definidos na infância serão revistos e finalmente a maturidade do lobo frontal será atingida.
As capacidades emocional, social e psicológica desse jovem adulto dependem principalmente dos estímulos aos quais ele foi exposto em sua primeira infância. Ao aprendermos uma nova língua toda a cultura, linha de raciocínio e particularidades de um povo são assimiladas. Falar duas línguas torna a percepção de mundo mais ampla e fornece maior conhecimento para a tomada de decisões, algo que será carregado para o resto da vida.
Metodologia Canadense: Pioneirismo na educação bilíngue
Entre os países que falam língua inglesa, o Canadá está em primeiro lugar no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Isso se deve, principalmente, a uma metodologia baseada na experimentação, descoberta e compartilhamento de informações. Os pequenos são estimulados em todas as esferas à superação de desafios, descobertas e experiências que lhes permitem assimilar o máximo do que os cerca e desenvolver sua criatividade.
Por ser bilíngue desde sua fundação, o Canadá investiu muito em pesquisas e estudos que permitissem ao país fornecer um aprendizado que ia além do bilinguismo. Isso significa que ele não forma pessoas fluentes em um segundo idioma, mas com duas línguas nativas e duas formas de perceber o mundo.
Essas vantagens se traduzem na percepção das oportunidades de sucesso em todas as áreas da vida.
Agora que você já sabe porque o ensino da Maple Bear é diferente de tudo, chegou a hora de investir no futuro do seu filho! Entre em contato com a nossa coordenação e agende uma visita!
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo