Com o auxílio de novas tecnologias e melhor infraestrutura, o segmento de educação bilíngue no Brasil decolou, com centenas de escolas que anunciam uma proposta bilíngue espalhadas por todo país, refletindo a valorização e o reconhecimento pelos pais, dos benefícios que o bilinguismo pode trazer na vida dos filhos.
Porém, com esse cenário de grande expansão, o acirramento da concorrência entre as escolas fez com que a oferta de um ensino “bilíngue” fosse comum em várias instituições, acarretando um grande número de escolas oferecendo essa modalidade, porém sem realmente ter uma estrutura, equipe e proposta pedagógica para criar um ambiente bilíngue.
Com isso em mente, podemos verificar alguns pontos que não fazem uma escola bilíngue, porém são destacados e ofertados como tal.
Características como parcerias com escolas de idiomas, e aumento da carga horária do idioma na grade comum, não são considerados atributos que fazem uma escola bilíngue, pois trabalham o idioma isoladamente, tratando a língua apenas como uma meta a ser alcançada.
Além disso, a escola deve contar com profissionais formados, proficientes e com experiência na área, possibilitando a criação de uma proposta pedagógica elaborada e eficiente.
Por conta do reconhecimento e valorização do bilinguismo, a oferta de materiais didáticos, consultorias, e programas para educação bilíngue cresceu de forma exponencial, porém, em uma breve análise, é possível observar que grande parte dessas propostas se limitam ao desenvolvimento linguístico, focando seus esforços na estrutura gramatical hierárquica da língua.
A utilização de livros didáticos e matérias em inglês também é bastante utilizada, porém sem integração entre a língua e o conteúdo proposto em sala de aula. Dessa forma, esses materiais criam um aprendizado isolado, sem integração com o cotidiano e a vida dos alunos, perdendo todo potencial de associação da língua aos problemas e situações vividas durante todo o aprendizado.
Ao mesmo tempo que o segundo idioma é o objetivo de quem busca o bilinguismo, ele deve ser a ferramenta para alcançar esse objetivo. Dessa forma, a criança aprenderá a língua estrangeira enquanto a usa para efetivamente conquistar o aprendizado, assim como acontece com a língua materna, resolvendo problemas e construindo o conhecimento de forma natural e prática.
A imersão visa o aprendizado de forma completa, criando um ambiente em que o aluno participa de forma ativa do próprio aprendizado, nele, o aluno vivencia toda a rotina em inglês, desde sua chegada, até a hora de ir embora. Dessa forma, a criança aprende a segunda língua da mesma forma que o idioma primário, por meio de interação social, de maneira natural e espontânea.
Para atingir a excelência em educação, as propostas pedagógicas devem estar em constante evolução, interpretando dados e adequando o aprendizado ao contexto dos alunos.
o longo dos anos, foram observados efeitos colaterais oriundos de práticas e métodos de aplicação do conhecimento em uma segunda língua, como pensamento crítico e autonomia. Portanto, essas competências devem ser trabalhadas de maneira integrada, visando o desenvolvimento integral do aluno, e todo potencial da educação bilíngue, e não somente um objetivo prático, como a fluência em uma segunda língua.
Gostaria de saber como realmente é um ambiente que atende a todos os requisitos para vivenciar uma verdadeira experiência de imersão em uma segunda língua, e desenvolver o bilinguismo naturalmente? Agende uma visita conosco e venha conhecer a Maple Bear Joinville!
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo