Em regiões em que a presença de famílias de imigrantes é mais frequente — tal como em Joinville —, percebe-se que o número de crianças bilíngues é consideravelmente maior que em outras áreas. Isso ocorre com mais frequência em lares que estimulam os filhos de forma natural, algo que também pode ser feito nas escolas bilíngues.
Se você está considerando inserir o seu filho em uma escola bilíngue e quer saber tudo sobre o processo de aprendizado e as consequências do estímulo de um segundo — ou terceiro — idioma no desenvolvimento infantil, continue conosco.
O aprendizado em um segundo idioma pode acontecer de forma natural
Em lares onde um ou mais membros são fluentes em um segundo idioma e possuem o hábito de interagir de forma bilíngue, é comum que as crianças cresçam sendo estimuladas a aprenderem uma segunda língua de forma natural, em concomitância ao aprendizado da língua portuguesa.
Em cidades como Joinville, onde a população imigrante ou descendente é consideravelmente grande, o estímulo para o aprendizado de um segundo idioma é algo que ocorre naturalmente nas casas, onde é comum haver mais de um falante de uma língua estrangeira.
Em casos assim, a presença de crianças estimuladas ao bilinguismo desde as primeiras palavras são muito frequentes. De fato, contar com um ambiente acolhedor em casa faz com que o aprendizado do novo idioma seja algo natural aos pequenos, não restrito apenas ao ambiente escolar.
Imersão doméstica ou escolar? Vale investir em uma escola bilíngue?
Apesar de ser uma grande vantagem, ter uma família bilíngue não é a única maneira de aprender um segundo idioma de forma natural desde cedo.
Uma escola que trabalhe o bilinguismo de verdade possui profissionais treinados para estimular as potencialidades das crianças, inclusive, existem estudos que indicam que o aprendizado do segundo idioma está associado ao estímulo do raciocínio, não apenas ao fato de conviver com falantes de um segundo idioma.
Por isso, uma instituição bilíngue é altamente recomendada tanto para famílias que não são bilíngues, mas querem proporcionar uma imersão como a de um lar bilíngue, quanto para famílias que já desenvolvem o bilinguismo na família e querem que esse ensino se estenda por toda a vida.
O ensino bilíngue pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criança?
Apesar de ser um temor de pais que desejam oferecer um ensino bilíngue, o aprendizado do segundo idioma, seja no eixo familiar ou em uma escola especializada, não interfere negativamente no desenvolvimento linguístico da língua materna da criança.
É importante considerar que cada criança possui um tempo próprio para o desenvolvimento de habilidades, algo que não sofre influência pelo número de línguas ao qual a criança está exposta.
No geral, o desenvolvimento linguístico está associado aos estímulos que a criança recebe do meio em que convive, tanto de forma passiva ao ouvir os sons, quanto ativa, quando é estimulada a se expressar ou mesmo compreender. Por isso, professores qualificados e certificados podem ser úteis para auxiliar nesse processo de desenvolvimento.
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