O que é ser bilíngue? Qual a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? Aprender duas línguas ao mesmo tempo atrapalha uma à outra? No momento de matricular os filhos em uma escola bilíngue, diversas questões vêm à tona. Em um mundo globalizado, o desenvolvimento de uma segunda língua é cada vez mais necessário, proporcionando um maior nível de conhecimento e informação. Mas afinal, por que ser bilíngue é tão importante assim? Para te ajudar, respondemos 3 dúvidas recorrentes dos pais sobre bilinguismo na infância.
1- Aprender duas línguas ao mesmo tempo pode prejudicar no aprendizado de ambas?
Durante o processo de aquisição da linguagem, todas as crianças passam por estágios semelhantes, aproximadamente no mesmo período da vida. As crianças balbuciam a partir dos 6 meses de idade, reconhecem os sons distintivos de seu ambiente linguístico por volta dos 10 meses, produzem as primeiras palavras entre o primeiro e o segundo ano de vida, iniciam as primeiras combinações de palavras já antes do final do segundo ano e, por volta do terceiro ano, começam a produzir frases estruturadas. Esses processos acontecem com todas as crianças independente da língua, ou das línguas que elas estão inseridas. Com isso, tornam-se fluentes tanto na língua materna, quanto na segunda língua, desde que haja exposição e interação com adultos ou crianças mais velhas em quantidade e qualidade suficiente, aproximadamente no mesmo período. Ou seja, dentro do mesmo período de tempo que uma criança monolíngue leva para adquirir uma língua, as crianças bilíngues adquirem duas línguas e se tornam capazes de usá-las de forma natural.
2- Mas uma criança pode aprender um segundo idioma, ainda tão pequena?
Não só pode, como é a melhor fase para aquisição da segunda língua. O hemisfério esquerdo do cérebro é mais ativo no processo lógico, já o lado direito nos sociais e emocionais. Porém essa laterização é desenvolvida de forma gradual, com a idade. As crianças, principalmente na chamada primeira infância, têm facilidade na aquisição de um novo idioma pela plasticidade de seus cérebros, que permite a utilização dos dois lados durante o processo de aprendizado. Já nos adultos esse processo ativa somente um hemisfério. Por isso se torna tão importante aproveitar essa fase da vida para proporcionar o máximo de interações com outro idioma.
3- O ensino bilíngue não vai se perder ao longo da vida?
Em instituições bilíngues como a Maple Bear, após os primeiros anos, a criança começa a dividir seu tempo na escola entre aulas em português e no segundo idioma. Essa redução da carga imersiva pode parecer prejudicial, mas de fato não afeta o aprendizado do segundo idioma, afinal, a criança já terá adquirido um bom repertório de palavras e estará apta a ter as aulas das mais diversas disciplinas ministradas no segundo idioma. Para quem acha que as vantagens do ensino bilíngue encerram-se quando o aluno sai da escola, é preciso pensar além. O conhecimento do segundo idioma é algo que o ex-aluno leva para a vida, afinal, ao dominar o inglês, a pessoa torna-se um verdadeiro cidadão global, apto a comunicar-se em praticamente qualquer lugar do mundo e com um leque de possibilidades profissionais e pessoais muito mais amplo.
Quer saber mais sobre o processo de educação bilíngue oferecido pela Maple Bear Joinville? Agende uma visita e conheça um pouco mais sobre o nosso método de ensino.
Um estudo global para melhorar o futuro para todos nós Muitas pessoas acreditam que o PISA é uma prova que visa medir o conhecimento total teórico dos adolescentes, mas isso é um erro. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment, daí a sigla PISA) é na verdade uma pesquisa. […]
Continuar lendoAprender inglês na primeira infância mudará a vida de seu filho A primeira infância —até os 6 anos de idade— é a época em que as crianças estão mais aptas a aprender uma nova língua. Isso porque o cérebro delas está totalmente voltado para assimilar as diversas linguagens do mundo que as rodeiam, alcançando […]
Continuar lendoO bilinguismo é mais do que algo que enriquece um currículo Sobretudo na primeira infância, falar uma segunda língua traz enormes benefícios que acompanham o indivíduo por toda a sua vida. De fato é possível aprender uma segunda língua em qualquer momento de nossas vidas. Contudo, se esse aprendizado ocorre em concomitância com o […]
Continuar lendo